sexta-feira, 29 de abril de 2011

Recordar 1972-1º Parte

No inicio da década de setenta,começavam cedo as movimentações á volta do mais importante evento da musica portuguesa,o Grande Prémio TV da Canção.Apartir de Novembro a classe artistica começava a movimentar-se em torno do certame,autores começavam  a criar, intérpretes começavam a procurar oportunidades etc.
Em 1972 seriam entregues 280 temas a concurso,dos quais seriam seleccionados 8 temas ao longo de diversas reuniões do jurí de seleção ,que acabavam invariavelmente de madrugada.
Todas as editoras discográficas da altura enviavam temas e interpretes a concurso.No inicio de Janeiro a imprensa nacional divulgava uma lista de artistas previstos inicilamente pelas casas de discos:
Movieplay-Hugo Maia Loureiro EFE5,Carlos Alberto Moniz,Vitório Santos
RR-Maria Armanda e Sergio Wonder
Alvorada-Luis Romão,Eugenia e Cristovão
Estudio-Maria da Fé
Valentim de carvalho-José Cheta,Paco Bandeira,José Cid,Sergio Borges,Daphne,Duo Ouro Negro
Philips-Duarte mendes e Fernando Tordo
Orfeu-Florençia e Denis Cintra
Inicialmente eram seleccionados os 8  temas ,desta vez,escolhidos entre as  287 composições entregues,depois discutiam-se os intérpretes,sendo que seria necessário acordo entre autores ,editoras e a propria RTP.
Aliás ,havia nomes que por essa altura estavam banidos dos ecrãs da televisão pública,caso de João Maria Tudela,Zeca Afonso,Francisco José e José Cid,que enviava esse ano aquele que seria um dos seus grandes sucessos de vendas ,Vinte anos ,e que seria rejeitado pelo jurí de pré selecção.
Numa dessas muitas reuniões ficou estipulado que as canções seriam todas interpretadas por cantores,ficando de fora do concurso qualquer voz feminina.
De facto algumas das canções ,estavam á partida indigitadas para interpretes femininas caso de :
A festa da Vida- Florençia e Helena Isabel foram as hipóteses iniciais
Se quiseres ouvir cantar-pensada inicialmete para Simone de Oliveira.
Outros temas houve ainda ,cujo intérprete foi alterado após a divulgação inicial.
Vem Caminheiro-inicialmente  anunciado pela voz de Sérgio Borges
Amor de Raiz-inicialmente por Adriano Correa de Oliveira

Dia 21 de Fevereiro ,segunda feira,Teresa Silva Carvalho dava o pontapé de saida do festival ,como artista convidada,, a que se seguiria a cantora brasileira Elizete Cardoso,voz de Zimbo Trio.
Após um intervalo de vinte minutos ,começava então o desfile de 8 canções a concurso.O alinhamento ,préviamente definido ,das canções apresentadas por Alice Cruz,seria o seguinte :
Vamos Cantar de Pé-Paco Bandeira
Cidade Alheia-Duarte Mendes
Vem CaminheiroManuel Vargas
A Festa Da Vida-Carlos Mendes
Esta festa das cidades-João Henrique
Amor de Raíz-João Braga
Dentro da Manha-Fernando Tordo
Se quiseres Ouvir cantar-Tozé Brito

Apresentadas as canções chegava a  hora de votações,era agora a vez de Carlos Cruz apresentar a votação do jurí regional.Pouco tempo depois ,um vencedor Carlos Mendes.Pela segunda vez o cantor representaria Portugal no certame eurovisivo,e novamente no Reino Unido.
No dia seguinte , e durante semanas,rios de tinta na imprensa nacional seriam gastos para comentar e criticar o Festival.
No Diário de Lisboa José Jorge Letria diria “recusar festivais e as suas numerosas ligações com o tal sistema que nos sufoca e oprime é tarefa fácil para os que do lado de fora tecem juizos e sentenças,o melhor era estar do lado de dentro” e prossegue...”dos musicos prefiro não falar ,da copiosa participação de maetros estrangeiros ainda menos,do critério do jurí de selecção tambem não e do gosto apurado gosto do jurí regional..Valha me Deus!!...”.é caso para comentar o que mudou entre 1972 e 2011??
Luis Filipe Costa disse algo que seria repetido anualmente ,e já o era desde 1965...”o nivel deste festival foi inferior ao do ano passado..”
O vencedor exclamava:O exito da canção depende da promoção feitano estrangeiro .
Ary dos Santos , esboçaria ...”concordo com o primeiro prémio,mas discordo do segundo e terceiro” .Aliás a ausençia de Ary do certame seria um dos factos mais comentados nessa edição.
A after party seria no Grémio Literário,(onde Sttau Monteiro teceu louvores a Manuel Vargas) e cujos rigorosos convites para a festa deixariam á porta João Maria Tudela e Artur Garcia ficassem á porta.
A classificação final seria a seguinte:

Carlos Mende 227 pontos
Paco Bandeira-77 pontos
Manuel Vargas-37
João Braga-30
Tozá Brito-22
Duarte Mendes-21
João Henrique-17
Fernando Tordo-10
Prémio de interpretação-Duarte Mendes

 

A vitória de Carlos Mendes sería uma das mais consensuais até ao momento,dado a discrepançia de pontos entre o primeiro e segundo classificado.Paco Bandeira no entanto era para muitos o grande favorito devido á próximidade de Vamos cantar de pé ás sonoridades festivaleiras da altura.O cantor voltaría no ano seguinte ,para mais uma vez repetir o segundo lugar.

Continua...




Sem comentários:

Enviar um comentário